Bem-vindo

A Junta da União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia, entidade organizadora do Festival da Abóbora da Freguesia, promove dada a importância da cultura da Abóbora no seu território, o evento denominado “Abóboras na Lourinhã”, no fim-de-semana de 30 e 31 de outubro de 2021.

Este evento consiste em colocar abóboras em vários locais da Vila, apelar ao comércio tradicional na decoração as montras com abóboras, realizar uma exposição de abóboras gigantes e de produtores locais na Praça D. Lourenço Vicente, junto ao edifício da Junta de Freguesia, e na Rua João Luís de Moura, e ainda nestes dias, caso as condições meteorológicas o permitam, a realização de atividades exteriores, como mostra de artesanato, esculturas de abóboras, animação de rua e infantil, pinturas faciais e animação musical itinerante.

Os horários do evento estão compreendidos entre as 11h e as 19h, no sábado e entre as 10h e as 18h, no domingo. As entradas são livres.

A Junta de Freguesia promove de novo, ainda no âmbito da dinamização da cultura da abóbora e dos produtos locais, uma Semana Gastronómica da Abóbora, de 24 a 31 de Outubro, em 11 restaurantes aderentes localizados na freguesia: BioFrade “Loja da Horta”; Cervejaria Jardim; Noiva do Mar; Cervejaria Castelo; Chafariz; Terra à Terra; Areal Beach Bistrot by Chakall; Adega do Careca; O Zambujo; Restaurante Hotel Dom Lourenço; Pizzaria Massa Fina, que vai permitir a todos deliciarem-se com inúmeras iguarias preparadas com abóbora. A localização e contactos dos referidos restaurantes podem ser consultados aqui.

Dada a situação epidemiológica atual, mesmo com as medidas menos restritivas da Direção Geral de Saúde e o ponto de situação do desconfinamento Nacional, dada a natureza do evento Festival da Abóbora, no que concerne às acessibilidades e ajuntamento de pessoas dentro e junto do Pavilhão Multiusos de Atalaia, bem como medidas de segurança, limpeza e desinfeção de espaços comuns, a Junta da União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia, entidade organizadora do Festival da Abóbora, deliberou adiar para 2022 a 7ª edição deste evento.

.A Junta de Freguesia lamenta ter de tomar esta decisão que afeta todos os comerciantes, empresários, artesãos e artistas envolvidos neste grande evento mas é uma deliberação responsável e necessária num contexto de pandemia para salvaguardar a saúde de todos.

Vamos voltar em 2022! Esperamos por si!