Bem-vindo

O Festival da Abóbora de Lourinhã e Atalaia, que se vai realizar nos dias 27, 28 e 29 de Outubro de 2017, é a celebração da Cultura da abóbora e da Horticultura local, com o objetivo de criar um evento para a comunidade, centrado nesta comemoração, no município, que é, sem dúvida, pelo volume e qualidade da produção, a Capital Nacional da Abóbora.

O Festival assume três componentes essenciais, que se complementam entre si e na sua unidade revelam o enorme potencial ambiental, económico e social desta comunidade, que são, respetivamente, a área específica da produção da cultura, com as suas técnicas e práticas culturais; o conjunto das iniciativas lúdicas promovidas para a interação com os visitantes; e a vertente do envolvimento dos agentes culturais, guardiões dos valores culturais e tradicionais da comunidade na concretização do evento.

Queremos honrar os produtores locais, criando a possibilidade de numa competição saudável mostrarem a qualidade da sua capacidade produtiva e das condições naturais da região, através de vários concursos de apreciação de frutos, tendo como expoente a escolha da Abóbora Rainha, exemplar de grandes dimensões, da classe das abóboras gigantes.

Queremos mostrar o dinamismo social e participativo da nossa comunidade, manifestar a nossa tradicional forma de Saber Bem Receber os nossos visitantes e com essa intenção organizamos Concursos, Desfiles e iniciativas de Animação Musical, abertas à participação geral.

Queremos apresentar os nossos valores e tradições, através da participação dos seus legítimos representantes, bandas filarmónicas, ranchos Folclóricos, músicos, artistas plásticos, artesãos e a riqueza da tradição familiar e, com esse objetivo, realizamos concursos de gastronomia, exposições de artesanato e de outras artes plásticas.

Queremos ter o prazer de receber a vossa presença para uma visita em família, em que, gostaríamos, passem momentos muito agradáveis, que originem o desejo regressar na próxima edição deste evento.

Sejam Muito Bem Vindos!

 

.