A Abóbora

A abóbora é um fruto da aboboreira (Cucurbita spp), uma espécie de planta pertencente ao gênero Curcubita e membro da família das Cucurbitáceas da qual também fazem parte a melancia, o melão, o pepino e o o chuchu. Cultivada em todo o mundo por ser uma fruta muito saborosa e nutritiva, e até mesmo por fins ornamentais, a abóbora faz parte da categoria dos maiores e mais pesados frutos do mundo.

As cinco principais espécies de abóboras domésticas são: Cucurbita pepo, Cucurbita maxima, Cucurbita moschata, Cucurbita ficifolia e Cucurbita argyrosperma. Por serem espécies de polinização cruzada, há grande variedade de formas, cores e textura dos frutos, bem como de outras características das plantas.

A cultura da abóbora teve origem na América, onde foram domesticadas há cerca de 9.000 anos, pela civilização Olmeca e seu cultivo foi adotado pelas civilizações Maia, Asteca, Inca, entre outras. Atualmente, são cultivadas em todo mundo.

As plantas da abóbora são bastante exigentes em temperatura, em regra, são cultivadas em clima quente pois todas as espécies são sensíveis as geadas. Na nossa região, são cultivadas ao ar livre, em cultura de Primavera/Verão, não tendo especiais exigências quanto ao tipo de solos, apesar de preferirem um solo propício que seja profundo e bem drenado.

Os frutos tem dimensão significativa, são consumidos, em regra, no estado maduro, pelo homem, sendo por vezes também utilizados na alimentação animal. Em algumas regiões as suas sementes são também consumidas. Os seus frutos possuem uma grande capacidade de conservação, que pode atingir vários meses à temperatura ambiente e sem exigências especiais.

A abóbora além de ser um delicioso alimento também é fonte de vários nutrientes. Ela é rica em vitamina A, vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e é uma fruta de baixa caloria. É considerada uma fruta com propriedades medicinais indicada para combater inflamação das vias urinarias, infecções dos rins, inflamação do fígado e baço, além de ser vermífuga, estomáquica, anti-febril, hepática e muito usada para combater a náusea. Em pessoas que enfrentam problemas digestivos, a abóbora é muito recomendada por possuir um alto teor de fibra, o que contribui para ajudar na digestão adequada

Parceiros

 Apoios

.


Theme Shortcodes